
VOCÊ REALMENTE SABE DIAGNOSTICAR E TRATAR ESSES PERFIS DE PACIENTE?
INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL é muito mais que um curso, é uma METODOLOGIA COMPLETA que vai projetar sua carreira profissional para outro nível.
10
Palestrantes Especialistas
12
Aulas Exclusivas
+24h
de conteúdo
Vagas
limitadas
Com 24 horas de carga horária, 10 palestrantes renomados e um material exclusivo, o INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL é a melhor formação para profissionais que desejam:
✓ Tornar-se referência em Altas Habilidades e Superdotação
✓ Atuar com segurança e autoridade, evitando diagnósticos incorretos e equivocados
✓ Ter um diferencial competitivo no mercado de saúde e educação
✓ Ajudar pacientes e alunos a desbloquar seu verdadeiro potencial
Este curso é para profissionais que querem se DIFERENCIAR E DOMINAR um dos CONHECIMENTOS mais ESCASSOS e VALIOSOS do mercado.

O DIAGNÓSTICO CORRETO TRANSFORMA VIDAS!
Quantos pacientes e alunos você já viu com DIAGNÓSTICOS de TDAH, TEA, ansiedade, depressão, burnout de repetição ou até transtorno bipolar, quando na verdade são AHSD?
O que acontece quando o PACIENTE AHSD NÃO É DIAGNOSTICADO OU TRATADO ADEQUADAMENTE...
| Frustração e Baixa autoestima
| Isolamento Social e Dificuldade de relacionamentos
| Risco de Burnout e transtornos mentais
| Exclusão e dificuldade na vida escolar e profissional
| Maior propensão a problemas na saúde física
| Maior propensão ao uso de drogas, medicamentos de abuso e suicídio
A superdotação ainda é um território pouco explorado, e muitos profissionais têm dificuldades de DIAGNOSTICAR e TRATAR CORRETAMENTE.
Se você atua na área da saúde e educação, este curso é ESSENCIAL para a sua carreira.
O INA – INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL foi desenvolvido pela médica psiquiatra Dra. Verônica Lazzari, baseada em evidências científicas e em suas experiências clínicas práticas, e toda sua bagagem de formações e pós-graduações em mais de 15 anos de atuação na área.
O QUE TORNA ESSA METODOLOGIA DIFERENTE E ÚNICA?
✓ Abordagem Profunda e Multidisciplinar: Vai muito além do QI, analisando corpo, mente, emoções e contexto social do paciente;
✓ Diagnóstico Correto, Evitando Erros Comuns: Diferencia AHSD de TDAH, TEA e outros transtornos, tanto como diagnóstico diferencial, como comorbidade, garantindo que o paciente receba o tratamento e direcionamento terapêutico certo;
✓ Estratégias Terapêuticas e Educacionais Aplicáveis: Ensina como criar planos de atendimento e educação personalizados (PEI), favorecendo o desenvolvimento do paciente;
✓ Metodologia Integrativa: Explora abordagens complementares como mindfulness, condições clínicas associadas (como doenças imunológicas e estresse crônico);
✓ Aplicação Imediata na Prática Clínica e Educacional: O curso não é apenas teórico, mas ensina como aplicar cada conceito no dia a dia profissional.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
| Diagnóstico correto: vá além do QI e compreenda a superdotação em sua totalidade
| Inclusão escolar: como integrar AHSD e a dupla excepcionalidade no ambiente educacional
| Funcionamento cerebral e corporal: entenda o AHSD de forma profunda
| Diferenças entre AHSD, TDAH e TEA: como identificar cada um e evitar diagnósticos errôneos
| Estresse e saúde mental: tipos de estresse e abordagens terapêuticas eficazes
| Aspectos jurídicos e laudos: diretrizes essenciais para a prática profissional
| Abordagens terapêuticas indicadas: psicoterapias mais efetivas, homeopatia, mindfulness e inteligência emocional aplicada
PROGRAMAÇÃO

Dra. Verônica Lazzari
Psiquiatra
10/03/2025 | Abertura
Altas habilidades e superdotação: conhecendo esse universo neurodivergente
Conceitos de inteligência
Como funciona o corpo e o cérebro de um AHSD
Dupla excepcionalidade
Como fazer o diagnóstico diferencial com outros quadros psiquiátricos
Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

Psi. Ms. Renata Nunes
Psicóloga
17/03/2025
A importância da Avaliação Neuropsicológica na identificação de AHSD e nos diagnósticos diferenciais
O que é e para que serve a Avaliação Neuropsicológica
Como avaliar AHSD, só o QI basta?
Como escolher a bateria de testes psicológicos, que construtos devem ser avaliados
O que envolve uma avaliação, passos a serem seguidos
Dupla Excepcionalidade e seus desdobramentos
A importância da análise clínica para um bom fechamento/conclusão
Currículo da Palestrante MCRP 01/19312 Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO Especialista em Psicologia Fenomenológica Existencial pelo IFEN – Rio de Janeiro Pós-graduada em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes - Rio Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação - IEPSE Especialista em Reabilitação Neuropsicológica e Processos Cognitivos pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG Neuropsicóloga associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp Capacitação em Altas Habilidades pelo Programa de Incentivo ao Potencial Criador do Aluno Superdotado – PIPoCAS do Instituto Virgolim

Ms. Fernanda Azevedo
Neuropsicopedagoga
31/03/2025
Neurodivergências e Inclusão Escolar
O papel da avaliação neuropsicopedagógica com identificação de neurodivergências na avaliação multiprofissional
Avaliar para incluir: como a avaliação neuropsicopedagógica pode auxiliar no processo inclusivo
O que é incluir e como deve ser feito o processo de inclusão escolar
O PEI - Plano de Ensino Individualizado como documento norteador da inclusão
Adaptação curricular para as defasagens e/ou facilidades de aprendizagem
Enriquecimento ou aceleração: qual a melhor opção para o aluno superdotado e/ou altamente habilidoso?
Currículo da Palestrante Mestre em Educação pela UnB, com ênfase de pesquisa em Altas Habilidades e/ou Superdotação Cursou no Mestrado da USP- Instituto de Psicologia, como aluna especial - Psicolinguística Cognitiva: Desenvolvimento e Distúrbios de Linguagem Oral e de Sinais, e de Leitura e Escrita Cursou na UFMG, no Mestrado de Psicologia como aluna especial, Neuropsicologia do Desenvolvimento Cursou extensão em Tópicos Cognição: Inteligência, Motivação, Criatividade – UnB Extensão em Neurociência – USP Neuropsicopedagoga Clínica, CENSUPEG e Psicomotricista, UniBF Especialista em Altas Habilidades/Superdotação – UniBF Especialista em Educação Especial – UniBF Especialista em TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, UniBF Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Pedagógica e Disciplinas Metodológicas, UBM – RJ Graduação em Normal Superior, habilitação em Educação Infantil Experiência escolar e clínica com 20 anos de atuação Neuropsicopedagoga associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp Autora de livro infantil sobre altas habilidades e/ou superdotação e coautora de três livros Palestrante Professora de Pós-graduação Mãe de um casal de filhos com dupla condição

Psi. Laura Visintainer Chesini
Psicóloga
14/04/2025
AHSD, TDAH e TEA: Definições, Diagnóstico e Especificadores Essenciais
Compreender os fundamentos que envolvem os transtornos de neurodesenvolvimento TEA e TDAH dentro do contexto cognitivo comportamental
Especificadores de cada condição para avaliação de diagnóstico diferencial.
Abordagem de técnicas para manejo de comportamentos e habilidades a serem desenvolvidas ou potencializadas.
Currículo da Palestrante CRP 07/36314 Psicóloga clínica, autista e com TDAH Base teórica nas terapias cognitivas e comportamentais Especialista em Terapias por Contingências de Reforçamento e capacitação em TDAH Formação em PBE Cursando especialização em Psicoterapia para adultos neurodivergentes e pós-graduação em TCC Atua nas temáticas de TDAH, TEA, AHSD, rotina, organização de hábitos saudáveis, procrastinação e bem-estar

Dra. Carine Petry
Otorrino
28/04/2025
Neuroinflamação e Neurodivergência: O Papel da Síndrome de Ativação dos Mastócitos
Introdução à Neurodivergência
Neuroinflamação: Conceitos Básicos
Síndrome de Ativação dos Mastócitos (SAM)
Fisiopatologia da Neuroinflamação no Cérebro Neurodivergente
Causas e Fatores de Risco
Avaliação da Neuroinflamação e da SAM
Condução e Manejo Clínico
Prevenção e Cuidados Continuados
Discussão e Estudos de Caso
Currículo da Palestrante CRMDF 15342 RQE 16243 / 12865 Médica Otorrinolaringologista e Pediatra , especialização em Medicina do Sono Mestrado pela Pucrs Formação em medicina ortomolecular e medicina funcional integrativa Pós - Graduanda e professora da pós graduação em Longevidade Saudável - Dr Italo Rachid

Dra. Bruna Braga
Nutróloga
05/05/2025
Estresse Crônico e Abordagem Integrativa no Contexto AHSD/TEA/TDAH
O impacto do estresse crônico no neurodesenvolvimento
Estresse Crônico e o Sistema Neuroendócrino
- Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) e a resposta ao estresse
- Relação entre cortisol, neuroinflamação e desregulação neuronal
- Disbiose intestinal e sua influência no eixo intestino-cérebro
Características Específicas do Estresse em AHSD, TEA e TDAH
- TEA: hipersensibilidades sensoriais e desregulação do cortisol
- TDAH: impacto do estresse na dopamina e noradrenalina
- AHSD: superexcitabilidade e vulnerabilidade ao burnout
Abordagem Integrativa para o Manejo do Estresse
- Estratégias nutricionais e suplementação para modulação do cortisol e neuroinflamação
- Sono e ritmos circadianos na regulação do eixo HHA
- Técnicas de regulação do sistema nervoso autônomo (HRV, biofeedback, mindfulness)
- Atividade física como ferramenta terapêutica no controle do estresse
Currículo da Palestrante Médica Nutróloga Titulada pela Associação Brasileira de Nutrologia e AMB – CRM: 75893 RQE: 56081 Especialização em Endocrinologia e Metabologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Pós-graduação em Prática Ortomolecular e Nutrigenômica – FAPES Pós-graduação em Medicina Integrativa e Funcional nos transtornos do neurodesenvolvimento - TEA e TDAH Formação em Modulação Intestinal Formação em Medicina Funcional Integrativa

Andreia Kochanny de Freitas Neves
Advogada
19/05/2025
Aspectos Jurídicos Práticos na Superdotação/Altas Habilidades
Diretrizes da LDB para alunos com neurodivergência
Histórico da Legislação no Brasil
Conceituação e nomenclatura
Profissionais especializados e sugestões sobre laudos que embasam, quando necessário, a aceleração
Compartilhamento de experiências
Currículo da Palestrante OAB/PR 31.137 Advogada especializada em direito de família e sucessões, direito educacional, direito empresarial/societário, mediação e negociação Graduação em Direito – Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR 1996 – 2000 Curso de Especialização em Direito Societário – UNICENP – Curitiba/PR – 2004 Especialista em Direito Processual Civil – Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar – Curitiba/PR – 2008 Especialista em Direito Público – ESMAFE/UNICESUMAR – Curitiba/PR – 2015 Formação em Mediação Judicial TJ/PR – 2016 Formação em Mediação Extrajudicial ADR/ODR – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022 Atualização em Mediação Familiar – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022 Advocacia e Mediação – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022

Psi. Ricardo Leão
Psicólogo
02/06/2025
A Insustentável Leveza da AHSD: Pelas lentes da Terapia do Esquema
Bases teóricas da Terapia do Esquema
O conceito de Esquemas Iniciais Desadaptativos
Intersecção entre Altas Habilidades/Superdotação e a Terapia do Esquema
Currículo do Palestrante Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva Professor e supervisor clínico no Laboratório de Psicoterapia Avançado (LPA) Pós-graduação em Habilidades Sociais pelo Instituto Del Prette Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva

Dra. Verônica Lazzari
Psiquiatra
16/06/2025
Mindfulness, autocompaixão e lovingkindness: Como aprender com o amor e aceitação
O que é mindfulness, autocompaixão e lovingkindness?
Como abordar essas técnicas com pacientes, auxiliando inclusive nas suas comorbidades
Treinamento de técnicas
Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

Ms. Psi. Damião Silva
Psicólogo
30/06/2025
Superdotação: Assincronias, Sobreexcitabilidades e Inteligência Emocional
Assincronias no Desenvolvimento
Conceito de desenvolvimento assincrônico.
Desafios no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Impactos na autoimagem e nas relações interpessoais.
Sobreexcitabilidades na Superdotação
Teoria das Sobreexcitabilidades de Dabrowski.
Tipos de sobreexcitabilidades (psicomotora, sensorial, imaginativa, intelectual e emocional).
Estratégias para manejar as sobreexcitabilidades no contexto escolar e familiar.
Inteligência Emocional e Regulação Afetiva
Conceito de Inteligência Emocional e sua relação com a superdotação.
Habilidades de reconhecimento e regulação emocional.
Estratégias de fortalecimento da resiliência emocional.
Estudo de caso
Currículo do Palestrante CRP 06/112384 Psicólogo, neuropsicólogo, pedagogo, escritor e palestrante Mestre em Avaliação Psicológica Especialista em Educação Inclusiva, em Análise do Comportamento e TEA e em Altas Habilidades/Superdotação Curso internacional Máster en Altas Capacidades y Desarrollo del Talento Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão

Dr. Fernando Fransolin
Homeopata
07/07/2025
Homeopatia nas Altas Habilidades e Superdotação
A visão Terapêutica Homeopátia Integral no SD/AH
Abordagem e manejo dos traumas emocionais
Neuromodulação na supraexcitabilidade
Consciência e equilíbrio na Desfragmentação Positiva
Homesostase Imunológica e Efeitos “colaterais “da Homeopatia
Currículo do Palestrante Homeopatia nas Altas habilidades/ Superdotação: Um caminho Seguro para o equilíbrio Bio – Psco- Emocional. Dr Fernando Fransolin Peres- CRM 15021-Pr Médico Homeopata CQE 14.752 -Pr Professor da Escola Homeopática de Curitiba Dr. Javier Salvador Gamarra - EHC Coordenador ambulatório Médico Homeopático- Homeopatia na Superdotação - EHC Presidente da Fundação Médica de Estudos Homeopáticos do Paraná- FMHPr Conselheiro da Câmera Técnica de Homeopatia do CRM -PR Membro da Diretoria da Associação Médica Homeopática do Paraná. Membro da Liga Médica Homeopática Internacional -LMHI