top of page
logo d.png
CREMESP 154358 | RQE 98518
fundo verde g.png
logo curso branca.png

Altas Habilidades e Superdotação (AHSD): Os segredos por trás do diagnóstico e tratamento.

VOCÊ REALMENTE SABE DIAGNOSTICAR E TRATAR ESSES PERFIS DE PACIENTE?

INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL é muito mais que um curso, é uma METODOLOGIA COMPLETA que vai projetar sua carreira profissional para outro nível.

10

Palestrantes Especialistas

12

Aulas Exclusivas

+24h

de conteúdo

Vagas

limitadas

Com 24 horas de carga horária, 10 palestrantes renomados e um material exclusivo, o INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL é a melhor formação para profissionais que desejam:

✓ Tornar-se referência em Altas Habilidades e Superdotação
✓ Atuar com segurança e autoridade, evitando diagnósticos incorretos e equivocados
✓ Ter um diferencial competitivo no mercado de saúde e educação
✓ Ajudar pacientes e alunos a desbloquar seu verdadeiro potencial

Este curso é para profissionais que querem se DIFERENCIAR E DOMINAR um dos CONHECIMENTOS mais ESCASSOS e VALIOSOS do mercado.

fundo verde g.png

O DIAGNÓSTICO CORRETO TRANSFORMA VIDAS!

Quantos pacientes e alunos você já viu com DIAGNÓSTICOS de TDAH, TEA, ansiedade, depressão, burnout de repetição ou até transtorno bipolar, quando na verdade são AHSD?

O que acontece quando o
PACIENTE AHSD NÃO É DIAGNOSTICADO OU TRATADO ADEQUADAMENTE...


| Frustração e Baixa autoestima
| Isolamento Social e Dificuldade de relacionamentos
| Risco de Burnout e transtornos mentais
| Exclusão e dificuldade na vida escolar e profissional
| Maior propensão a problemas na saúde física
| Maior propensão ao uso de drogas, medicamentos de abuso e suicídio

A superdotação ainda é um território pouco explorado, e muitos profissionais têm dificuldades de DIAGNOSTICAR e TRATAR CORRETAMENTE.
Se você atua na área da saúde e educação, este curso é
ESSENCIAL para a sua carreira.

O INAINTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL foi desenvolvido pela médica psiquiatra Dra. Verônica Lazzari, baseada em evidências científicas e em suas experiências clínicas práticas, e toda sua bagagem de formações e pós-graduações em mais de 15 anos de atuação na área.


O QUE TORNA ESSA METODOLOGIA DIFERENTE E ÚNICA?

Abordagem Profunda e Multidisciplinar: Vai muito além do QI, analisando corpo, mente, emoções e contexto social do paciente;
Diagnóstico Correto,  Evitando Erros Comuns: Diferencia AHSD de TDAH, TEA e outros transtornos, tanto como diagnóstico diferencial, como comorbidade, garantindo que o paciente receba o tratamento e direcionamento terapêutico certo;
Estratégias Terapêuticas e Educacionais Aplicáveis: Ensina como criar planos de atendimento e educação personalizados (PEI), favorecendo o desenvolvimento do paciente;
Metodologia Integrativa: Explora abordagens complementares como mindfulness, condições clínicas associadas (como doenças imunológicas e estresse crônico);
Aplicação Imediata na Prática Clínica e Educacional: O curso não é apenas teórico, mas ensina como aplicar cada conceito no dia a dia profissional.

fundo curso.png

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

| Diagnóstico correto: vá além do QI e compreenda a superdotação em sua totalidade
| Inclusão escolar: como integrar AHSD e a dupla excepcionalidade no ambiente educacional
| Funcionamento cerebral e corporal: entenda o AHSD de forma profunda
| Diferenças entre AHSD, TDAH e TEA: como identificar cada um e evitar diagnósticos errôneos
| Estresse e saúde mental: tipos de estresse e abordagens terapêuticas eficazes
| Aspectos jurídicos e laudos: diretrizes essenciais para a prática profissional
Abordagens terapêuticas indicadas: psicoterapias mais efetivas, homeopatia, mindfulness e inteligência emocional aplicada

PROGRAMAÇÃO

vero programação_edited.jpg

Dra. Verônica Lazzari

Psiquiatra

10/03/2025 | Abertura

Altas habilidades e superdotação: conhecendo esse universo neurodivergente

Conceitos de inteligência

Como funciona o corpo e o cérebro de um AHSD

Dupla excepcionalidade

Como fazer o diagnóstico diferencial com outros quadros psiquiátricos

Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

  • icons8-instagram-500 (1)
  • icons8-linkedin-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.01.28.jpeg

Psi. Ms. Renata Nunes

Psicóloga

17/03/2025

A importância da Avaliação Neuropsicológica na identificação de AHSD e nos diagnósticos diferenciais

O que é e para que serve a Avaliação Neuropsicológica 
Como avaliar AHSD, só o QI basta?
Como escolher a bateria de testes psicológicos, que construtos devem ser avaliados 
O que envolve uma avaliação, passos a serem seguidos 
⁠Dupla Excepcionalidade e seus desdobramentos 
A importância da análise clínica para um bom fechamento/conclusão

Currículo da Palestrante MCRP 01/19312 Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO Especialista em Psicologia Fenomenológica Existencial pelo IFEN – Rio de Janeiro Pós-graduada em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes - Rio Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação - IEPSE Especialista em Reabilitação Neuropsicológica e Processos Cognitivos pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG Neuropsicóloga associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp Capacitação em Altas Habilidades pelo Programa de Incentivo ao Potencial Criador do Aluno Superdotado – PIPoCAS do Instituto Virgolim

  • icons8-instagram-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.01.00.jpeg

Ms. Fernanda Azevedo

Neuropsicopedagoga

31/03/2025

Neurodivergências e Inclusão Escolar

O papel da avaliação neuropsicopedagógica com identificação de neurodivergências na avaliação multiprofissional

Avaliar para incluir: como a avaliação neuropsicopedagógica pode auxiliar no processo inclusivo

O que é incluir e como deve ser feito o processo de inclusão escolar

O PEI - Plano de Ensino Individualizado como documento norteador da inclusão

Adaptação curricular para as defasagens e/ou facilidades de aprendizagem

Enriquecimento ou aceleração: qual a melhor opção para o aluno superdotado e/ou altamente habilidoso?

Currículo da Palestrante Mestre em Educação pela UnB, com ênfase de pesquisa em Altas Habilidades e/ou Superdotação Cursou no Mestrado da USP- Instituto de Psicologia, como aluna especial - Psicolinguística Cognitiva: Desenvolvimento e Distúrbios de Linguagem Oral e de Sinais, e de Leitura e Escrita Cursou na UFMG, no Mestrado de Psicologia como aluna especial, Neuropsicologia do Desenvolvimento Cursou extensão em Tópicos Cognição: Inteligência, Motivação, Criatividade – UnB Extensão em Neurociência – USP Neuropsicopedagoga Clínica, CENSUPEG e Psicomotricista, UniBF Especialista em Altas Habilidades/Superdotação – UniBF Especialista em Educação Especial – UniBF Especialista em TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, UniBF Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Pedagógica e Disciplinas Metodológicas, UBM – RJ Graduação em Normal Superior, habilitação em Educação Infantil Experiência escolar e clínica com 20 anos de atuação Neuropsicopedagoga associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp Autora de livro infantil sobre altas habilidades e/ou superdotação e coautora de três livros Palestrante Professora de Pós-graduação Mãe de um casal de filhos com dupla condição

  • icons8-instagram-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.02.44.jpeg

Psi. Laura Visintainer Chesini

Psicóloga

14/04/2025

AHSD, TDAH e TEA: Definições, Diagnóstico e Especificadores Essenciais

Compreender os fundamentos que envolvem os transtornos de neurodesenvolvimento TEA e TDAH dentro do contexto cognitivo comportamental

Especificadores de cada condição para avaliação de diagnóstico diferencial.

Abordagem de técnicas para manejo de comportamentos e habilidades a serem desenvolvidas ou potencializadas.

Currículo da Palestrante CRP 07/36314 Psicóloga clínica, autista e com TDAH Base teórica nas terapias cognitivas e comportamentais Especialista em Terapias por Contingências de Reforçamento e capacitação em TDAH Formação em PBE Cursando especialização em Psicoterapia para adultos neurodivergentes e pós-graduação em TCC Atua nas temáticas de TDAH, TEA, AHSD, rotina, organização de hábitos saudáveis, procrastinação e bem-estar

  • icons8-instagram-500 (1)
IMG_7570 2.JPG

Dra. Carine Petry

Otorrino

28/04/2025

Neuroinflamação e Neurodivergência: O Papel da Síndrome de Ativação dos Mastócitos

Introdução à Neurodivergência
Neuroinflamação: Conceitos Básicos
Síndrome de Ativação dos Mastócitos (SAM)
Fisiopatologia da Neuroinflamação no Cérebro Neurodivergente
Causas e Fatores de Risco

Avaliação da Neuroinflamação e da SAM

Condução e Manejo Clínico

Prevenção e Cuidados Continuados

Discussão e Estudos de Caso

Currículo da Palestrante CRMDF 15342 RQE 16243 / 12865 Médica Otorrinolaringologista e Pediatra , especialização em Medicina do Sono Mestrado pela Pucrs Formação em medicina ortomolecular e medicina funcional integrativa Pós - Graduanda e professora da pós graduação em Longevidade Saudável - Dr Italo Rachid

  • icons8-instagram-500 (1)
Bruna-1350-FAV.jpg

Dra. Bruna Braga

Nutróloga

05/05/2025

Estresse Crônico e Abordagem Integrativa no Contexto AHSD/TEA/TDAH

​O impacto do estresse crônico no neurodesenvolvimento

Estresse Crônico e o Sistema Neuroendócrino

- Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) e a resposta ao estresse

- Relação entre cortisol, neuroinflamação e desregulação neuronal

- Disbiose intestinal e sua influência no eixo intestino-cérebro

Características Específicas do Estresse em AHSD, TEA e TDAH

- TEA: hipersensibilidades sensoriais e desregulação do cortisol

- TDAH: impacto do estresse na dopamina e noradrenalina

- AHSD: superexcitabilidade e vulnerabilidade ao burnout

Abordagem Integrativa para o Manejo do Estresse

- Estratégias nutricionais e suplementação para modulação do cortisol e neuroinflamação

- Sono e ritmos circadianos na regulação do eixo HHA

- Técnicas de regulação do sistema nervoso autônomo (HRV, biofeedback, mindfulness)

- Atividade física como ferramenta terapêutica no controle do estresse

Currículo da Palestrante Médica Nutróloga Titulada pela Associação Brasileira de Nutrologia e AMB – CRM: 75893 RQE: 56081 Especialização em Endocrinologia e Metabologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Pós-graduação em Prática Ortomolecular e Nutrigenômica – FAPES Pós-graduação em Medicina Integrativa e Funcional nos transtornos do neurodesenvolvimento - TEA e TDAH Formação em Modulação Intestinal Formação em Medicina Funcional Integrativa

  • icons8-instagram-500 (1)
Andreia Neves.jpg

Andreia Kochanny de Freitas Neves

Advogada

19/05/2025

Aspectos Jurídicos Práticos na Superdotação/Altas Habilidades

Diretrizes da LDB para alunos com neurodivergência

Histórico da Legislação no Brasil

Conceituação e nomenclatura

Profissionais especializados e sugestões sobre laudos que embasam, quando necessário, a aceleração

Compartilhamento de experiências

Currículo da Palestrante OAB/PR 31.137 Advogada especializada em direito de família e sucessões, direito educacional, direito empresarial/societário, mediação e negociação Graduação em Direito – Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR 1996 – 2000 Curso de Especialização em Direito Societário – UNICENP – Curitiba/PR – 2004 Especialista em Direito Processual Civil – Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar – Curitiba/PR – 2008 Especialista em Direito Público – ESMAFE/UNICESUMAR – Curitiba/PR – 2015 Formação em Mediação Judicial TJ/PR – 2016 Formação em Mediação Extrajudicial ADR/ODR – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022 Atualização em Mediação Familiar – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022 Advocacia e Mediação – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022

  • icons8-linkedin-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.03.36.jpeg

Psi. Ricardo Leão

Psicólogo

02/06/2025

A Insustentável Leveza da AHSD: Pelas lentes da Terapia do Esquema

Bases teóricas da Terapia do Esquema
O conceito de Esquemas Iniciais Desadaptativos
Intersecção entre Altas Habilidades/Superdotação e a Terapia do Esquema

Currículo do Palestrante Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva Professor e supervisor clínico no Laboratório de Psicoterapia Avançado (LPA) Pós-graduação em Habilidades Sociais pelo Instituto Del Prette Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva

    vero programação_edited.jpg

    Dra. Verônica Lazzari

    Psiquiatra

    16/06/2025

    Mindfulness, autocompaixão e lovingkindness: Como aprender com o amor e aceitação

    O que é mindfulness, autocompaixão e lovingkindness?
    Como abordar essas técnicas com pacientes, auxiliando inclusive nas suas comorbidades
    Treinamento de técnicas

    Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

    • icons8-instagram-500 (1)
    • icons8-linkedin-500 (1)
    WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.00.36.jpeg

    Ms. Psi. Damião Silva

    Psicólogo

    30/06/2025

    Superdotação: Assincronias, Sobreexcitabilidades e Inteligência Emocional

    Assincronias no Desenvolvimento

    Conceito de desenvolvimento assincrônico.

    Desafios no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

    Impactos na autoimagem e nas relações interpessoais.

    Sobreexcitabilidades na Superdotação

    Teoria das Sobreexcitabilidades de Dabrowski.
    Tipos de sobreexcitabilidades (psicomotora, sensorial, imaginativa, intelectual e emocional).

    Estratégias para manejar as sobreexcitabilidades no contexto escolar e familiar.

    Inteligência Emocional e Regulação Afetiva

    Conceito de Inteligência Emocional e sua relação com a superdotação.
    Habilidades de reconhecimento e regulação emocional.

    Estratégias de fortalecimento da resiliência emocional.

     Estudo de caso

    Currículo do Palestrante CRP 06/112384 Psicólogo, neuropsicólogo, pedagogo, escritor e palestrante Mestre em Avaliação Psicológica Especialista em Educação Inclusiva, em Análise do Comportamento e TEA e em Altas Habilidades/Superdotação Curso internacional Máster en Altas Capacidades y Desarrollo del Talento Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão

    • icons8-instagram-500 (1)
    WhatsApp Image 2025-02-12 at 17.39.43.jpeg

    Dr. Fernando Fransolin

    Homeopata

    07/07/2025

    Homeopatia nas Altas Habilidades e Superdotação 

    A visão Terapêutica Homeopátia Integral no SD/AH
    Abordagem e manejo dos traumas emocionais
    Neuromodulação na supraexcitabilidade
    Consciência   e equilíbrio na Desfragmentação Positiva
    ⁠Homesostase Imunológica e Efeitos “colaterais “da Homeopatia

    Currículo do Palestrante Homeopatia nas Altas habilidades/ Superdotação: Um caminho Seguro para o equilíbrio Bio – Psco- Emocional. Dr Fernando Fransolin Peres- CRM 15021-Pr Médico Homeopata CQE 14.752 -Pr Professor da Escola Homeopática de Curitiba Dr. Javier Salvador Gamarra - EHC Coordenador ambulatório Médico Homeopático- Homeopatia na Superdotação - EHC Presidente da Fundação Médica de Estudos Homeopáticos do Paraná- FMHPr Conselheiro da Câmera Técnica de Homeopatia do CRM -PR Membro da Diretoria da Associação Médica Homeopática do Paraná. Membro da Liga Médica Homeopática Internacional -LMHI

    • icons8-instagram-500 (1)
    • icons8-linkedin-500 (1)
    vero programação_edited.jpg

    Dra. Verônica Lazzari

    Psiquiatra

    21/07/2025

    Vivendo e compreendendo a superdotação: Da infância à vida adulta, um universo de possibilidades

    Um olhar cuidadoso sobre o paciente AHSD

    Compreendendo a história e trajetória 

    Como saber qual é e quando é o momento certo de viver o potencial e talento?

    É possível escrever uma história de diferente?
    O encontro do Ego com o Self no diagnóstico tardio

    Encerramento

    Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

    • icons8-instagram-500 (1)
    • icons8-linkedin-500 (1)

    METODOLOGIA E FORMATO DO CURSO

    | Aulas ao vivo e on-line, para assistir de onde estiver.

    | Aulas gravadas, disponíveis por 30 dias.

    | Área de Membros com materiais exclusivos.

    | Espaço para troca de ideias e experiências

    | Certificado de Conclusão para enriquecer seu currículo.

    AS VAGAS PARA ESTA TURMA SÃO LIMITADAS!

    Garanta sua inscrição AGORA e seja um profissional capacitado para atender pacientes AHSD com EXCELÊNCIA.

    A decisão está em suas mãos: continuar no padrão ou se tornar um especialista de verdade?

    fundo verde g.png
    Artes Banners VL.png

    De seres humanos para seres humanos.

    Artes Banners VL.png

    PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM AHSD ESTÃO À FRENTE DO MERCADO

    Com a crescente demanda por diagnósticos corretos e abordagens eficazes para AHSD, ter esse conhecimento não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para quem deseja se destacar e fazer a diferença na vida dos pacientes e alunos.

    INSCREVA-SE AGORA MESMO!

    VAGAS LIMITADAS

    beija flor rodapé.png
    logo branca.png

    CREMESP 154358 RQE 98518

    CONTATO
    (11) 91611-3131

    INSCREVA-SE NA NEWSLETTER

    • icons8-instagram-500
    • icons8-whatsapp-500
    • icons8-linkedin-500
    bottom of page